Governo de AL decreta emergência por conta da seca em Mata Grande e mais 76 cidades.

Informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça (21).
Em agosto, 40 cidades estavam em emergência; decreto expirou.

Morador mostra plantação com chão seco castigado pela falta de água (Foto: Jonathan Lins/G1)

O Governo do Estado decretou situação de emergência devido à seca para 77 municípios de Alagoas. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21), e tem validade por um período de 180 dias.

Em agosto de 2016, o governo havia decretado o estado de emergência de 40 municípios, mas como a portaria possuia um vencimento, o decreto expirou na última segunda-feira (20).

Na publicação de hoje, o número de municípios que tiveram a situação de emergência decretada subiu para 77. Eles haviam solicitado o decreto ao governo no último dia 13.

O documento assinado por Renan Filho (PMDB) considera que os reservatórios de água do municípios estão comprometidos, por sua vez, prejudicando o abastecimento de água da população, além da baixa quantidade de chuva nos municípios. Com esse decreto, órgãos estaduais vão auxiliar os órgãos municipais nas ações emergenciais de combate à seca.

Com relação ao Governo Federal, 40 municípios de Alagoas foram reconhecidos em estado de emergência no final do mês de setembro, após o decreto do governo do Estado em agosto.

Neste ano, mais cinco municípios foram reconhecidos pela União entre os meses de janeiro e fevereiro. Somando um total de 45 cidades reconhecidas. Estes decretos também possuem 180 dias de vencimento, a partir da data da publicação de cada um.

Veja a lista dos municípios em estado de emergência decretados pelo governo estadual:

Água Branca, Anadia, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Capela, Carneiros, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Maravilha, Mar Vermelho, Maribondo, Mata Grande, Messias, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água Grande, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paulo Jacinto, Pilar, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Tanque D’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Fonte: G1 AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *