Acesso
às páginas, falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens estão
entre os problemas relatados.
Por
Lena Sena, g1 CE
A
instabilidade ocorrida no WhatsApp, Instagram e Facebook, registrada pelos
usuários no início da tarde desta segunda-feira (4), gerou uma série de
prejuízos para donos de lojas virtuais que usam as plataformas para
comercialização de produtos no Ceará.
Entre
os principais problemas relatados pelos empreendedores ouvidos pelo g1 estão
impossibilidade no acesso às páginas das lojas, falhas no envio de mensagens e
no carregamento de postagens.
Entre
os prejudicados com os problemas nas plataformas, está Di Araújo, sócio de uma
loja virtual de sungas. Segundo o empresário, por volta das 12h30, ele percebeu
os primeiros problemas de acesso.
“É
meio desastroso, pois eu tinha ficado de enviar um link de pagamento para um
cliente quando o WhatsApp parou de funcionar. Sem contar na dificuldade de
comunicação”, disse.
Natália
Cavalcante, proprietária de uma loja de embalagens plásticas, tem um ponto
comercial no Centro de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, mas
afirma que 80% das vendas são feitas pelas plataformas virtuais.
“Estava
finalizando uma venda quando o WhatsApp falhou e eu achei que era um problema
com o meu celular, então liguei e desliguei, reiniciei o wifi e nada. Só depois
fiquei sabendo através do meu marido que [o aplicativo] tinha parado.
Inclusive, ele estava fazendo uma cobrança no momento do ocorrido”, relata
a comerciante.
A
pane no WhatsApp, Instagram e no Facebook já é um dos assuntos mais comentados
do Twitter no Brasil, com mais de 1 milhão de postagens.
Queda
nas redes
Às
13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da
internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o aplicativo de mensagens.
Para o Instagram, eram cerca de 10 mil e, para o Facebook, 5 mil.
Com
WhatsApp fora do ar, reclamações sobre operadoras e serviços de internet também
crescem
Ao
g1, o Facebook informou que está investigando o motivo dessa instabilidade.
No
Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de
que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento.
Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma
atualização assim que possível”.
E
o Instagram tuitou:
“O
Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja
com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.