A estudante Erika Malta, fez questão de gravar um vídeo agradecendo a ação “Meu RG na mão” trazida ao município pelo presidente da Câmara de Vereadores Rodolfo Izidoro com o apoio do prefeito e do avô da jovem, o Vereador Ivan Malta.
Por Central do Sertão
Até aí tudo bem! Mas o que ninguém sabia, era que a ação que teve como objetivo proporcionar cidadania aos matagrandeses invisibilizados pela falta do seu registro geral, fosse de alguma fosse abordada na redação do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio desse ano de 2021, o qual teve como tema: Invisibilidade e Registro Civil: Garantia de acesso a cidadania no Brasil.
Embora a abordagem do tema fosse sobre o Registro Civil e não sobre o Registro Geral (RG) ao tratar de Invisibilidade e acesso a cidadania, o tema de fato deu abrangência a toda cadeia da falta de acesso de parte da população brasileira a documentos essenciais para sua cidadania, e o RG (Registro Geral) com certeza é um dos mais importantes. E essa foi a “sacada” que a estudante matagrandense encontrou na hora de desenvolver a sua redação realizada neste domingo (21). Afinal de contas, a mesma abordou algo que ela acompanhou de perto, vendo com seus próprios olhos beneficiar seus conterrâneos, resgatando-os exatamente da invisibilidade e proporcionando cidadania, justamente o que fora proposto no tema da redação do Enem.
Por tudo isso, a estudante fez questão de gravar um vídeo em agradecimento ao Superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas Anizio Amorim, o Vereador presidente da Câmara Rodolfo Izidoro, ao prefeito e a seu avô Ivan Malta também vereador, pela realização da Caravana do Instituto de Identificação do Estado. Confira!