Picape
é ideal para quem busca um veículo potente para rodar na cidade.
é ideal para quem busca um veículo potente para rodar na cidade.
Fonte:
https://www.vw.com.br/pt/carros/amarok.html
https://www.vw.com.br/pt/carros/amarok.html
Lançada
oficialmente no ano de 2010, a Amarok é uma picape média, que tem como
principal objetivo proporcionar conforto e dirigibilidade. Antes de realizar a
compra do veículo é interessante conferir uma avaliação da Amarok, para
verificar se este é o carro que melhor se adapta ao que você precisa.
oficialmente no ano de 2010, a Amarok é uma picape média, que tem como
principal objetivo proporcionar conforto e dirigibilidade. Antes de realizar a
compra do veículo é interessante conferir uma avaliação da Amarok, para
verificar se este é o carro que melhor se adapta ao que você precisa.
Há
quem pense que esta foi a primeira picape média criada pela Volkswagen,
porém, a história é um pouco diferente e a Amarok trouxe alguns detalhes que
fizeram parte de outro veículo que nem chegou a ser vendido no Brasil.
quem pense que esta foi a primeira picape média criada pela Volkswagen,
porém, a história é um pouco diferente e a Amarok trouxe alguns detalhes que
fizeram parte de outro veículo que nem chegou a ser vendido no Brasil.
História
do Volkswagen Amarok
do Volkswagen Amarok
Desde
o ano de 2005, a Volkswagen já manifestava seu interesse em entrar para o
mercado das picapes robustas no Brasil. Apenas em 2010 o sonho foi
concretizado, com a chegada da Amarok. Seu nome tem todo um toque mitológico e
vem de um lobo gigante, que faz parte da mitologia inuit.
o ano de 2005, a Volkswagen já manifestava seu interesse em entrar para o
mercado das picapes robustas no Brasil. Apenas em 2010 o sonho foi
concretizado, com a chegada da Amarok. Seu nome tem todo um toque mitológico e
vem de um lobo gigante, que faz parte da mitologia inuit.
A
explicação para a escolha do nome era bastante simples, um veículo forte e
robusto como aquele lobo descrito na mitologia. Atualmente, são seis versões da
Amarok
que estão disponíveis para venda, como modelos de 2020.
explicação para a escolha do nome era bastante simples, um veículo forte e
robusto como aquele lobo descrito na mitologia. Atualmente, são seis versões da
Amarok
que estão disponíveis para venda, como modelos de 2020.
Vale
comentar que a Amarok não é a primeira picape média da marca, que, em 1989
criou a Taro, feita em parceria com a Toyota, que
tinha interesse, na época, em ingressar no mercado de veículos da Europa.
Quando a parceria foi encerrada, no ano de 1997, a picape saiu do mercado.
comentar que a Amarok não é a primeira picape média da marca, que, em 1989
criou a Taro, feita em parceria com a Toyota, que
tinha interesse, na época, em ingressar no mercado de veículos da Europa.
Quando a parceria foi encerrada, no ano de 1997, a picape saiu do mercado.
A
Volkswagen só voltou a considerar a ideia de trazer um modelo robusto em 2005
e, depois de cinco anos, o projeto finalmente se tornou realidade, com a
chegada da Amarok, que trouxe consigo algumas das características que eram
parte da extinta Taro.
Volkswagen só voltou a considerar a ideia de trazer um modelo robusto em 2005
e, depois de cinco anos, o projeto finalmente se tornou realidade, com a
chegada da Amarok, que trouxe consigo algumas das características que eram
parte da extinta Taro.
Atualmente
é considerado um veículo ideal para rodar na cidade, por mais que a VW esteja
trabalhando para mudar isso e competir com as picapes robustas que rodam até em
estradas mais difíceis – com segurança e sem falhas mecânicas.
é considerado um veículo ideal para rodar na cidade, por mais que a VW esteja
trabalhando para mudar isso e competir com as picapes robustas que rodam até em
estradas mais difíceis – com segurança e sem falhas mecânicas.
Um
pouco sobre cada versão
pouco sobre cada versão
São
cerca de seis versões da Amarok que a Volkswagen coloca à venda para o ano de
2020, cada uma com uma característica específica e diferente que torna a
direção mais prática e confortável:
cerca de seis versões da Amarok que a Volkswagen coloca à venda para o ano de
2020, cada uma com uma característica específica e diferente que torna a
direção mais prática e confortável:
Amarok
SE
SE
Se
trata de um modelo de 2020, com motor 2.0 TDI biturbo diesel. Sua transmissão é
manual, com seis velocidades. Está dentre as versões mais baratas da picape.
trata de um modelo de 2020, com motor 2.0 TDI biturbo diesel. Sua transmissão é
manual, com seis velocidades. Está dentre as versões mais baratas da picape.
Amarok
V6 Extreme
V6 Extreme
Criada
para quem prefere um motor mais potente e está disposto a pagar um pouco mais
por isso. Vem com transmissão automática de oito velocidades e com “shift
paddles”. Também conta com tração 4×4 permanente.
para quem prefere um motor mais potente e está disposto a pagar um pouco mais
por isso. Vem com transmissão automática de oito velocidades e com “shift
paddles”. Também conta com tração 4×4 permanente.
AmarokV6
Highline
Highline
Com
motor 3.0 V6 TDI turbo diesel e transmissão automática de oito velocidades, a
diferença da Amarok V6 Highline para a V6 Extreme está nas rodas. Possui tração
permanente nas quatro rodas.
motor 3.0 V6 TDI turbo diesel e transmissão automática de oito velocidades, a
diferença da Amarok V6 Highline para a V6 Extreme está nas rodas. Possui tração
permanente nas quatro rodas.
AmarokHighline
A
Highline tem um design moderno e também vem com transmissão automática com
“shift paddles”. Os faróis com luz de condução diurna (em LED), a tornam ainda
mais bonita e prática.
Highline tem um design moderno e também vem com transmissão automática com
“shift paddles”. Os faróis com luz de condução diurna (em LED), a tornam ainda
mais bonita e prática.
AmarokComfortline
A
versão Comfortline não é tão diferente da V6 Extreme. As poucas mudanças estão
nas rodas (com apenas 17’’) e no motor 2.0 TDI biturbo diesel.
versão Comfortline não é tão diferente da V6 Extreme. As poucas mudanças estão
nas rodas (com apenas 17’’) e no motor 2.0 TDI biturbo diesel.
Amarok
S
S
Apesar
de ter transmissão manual de seis velocidades, a Amarok S conta também com
tração “4Motion” e com assistente de partida em subidas/rampas. O motor é o
mesmo encontrado na versão Comfortline.
de ter transmissão manual de seis velocidades, a Amarok S conta também com
tração “4Motion” e com assistente de partida em subidas/rampas. O motor é o
mesmo encontrado na versão Comfortline.
Avaliação
da Amarok: pontos fortes
da Amarok: pontos fortes
A
picape da Amarok é recomendada para quem deseja rodar apenas na cidade, já que
vem com ajustes ideais para dirigir no asfalto. Como principais pontos fortes,
é possível destacar:
picape da Amarok é recomendada para quem deseja rodar apenas na cidade, já que
vem com ajustes ideais para dirigir no asfalto. Como principais pontos fortes,
é possível destacar:
·
Dirigibilidade;
Dirigibilidade;
·
Altura do solo;
Altura do solo;
·
Espaço interno;
Espaço interno;
·
Consumo;
Consumo;
·
Resistência;
Resistência;
·
Facilidade de encontrar peças para
manutenção;
Facilidade de encontrar peças para
manutenção;
·
Economia;
Economia;
·
Segurança.
Segurança.
Com
a chegada do câmbio automático em algumas versões, desde o ano de 2012, muitas
pessoas já começaram a ver mais pontos positivos na picape.
a chegada do câmbio automático em algumas versões, desde o ano de 2012, muitas
pessoas já começaram a ver mais pontos positivos na picape.
Avaliação
da Amarok: pontos fracos
da Amarok: pontos fracos
Apesar
de ter conquistado muitos brasileiros – e apresentar vários pontos positivos,
para uma picape robusta – a Amarok também tem alguns pontos fracos, como:
de ter conquistado muitos brasileiros – e apresentar vários pontos positivos,
para uma picape robusta – a Amarok também tem alguns pontos fracos, como:
·
Problemas mecânicos;
Problemas mecânicos;
·
Consumo elevado em trânsito pesado na cidade;
Consumo elevado em trânsito pesado na cidade;
Os
problemas mecânicos constantes são a principal crítica da maioria dos
motoristas que experimentou dirigir ou já teve o Volkswagen Amarok por um
tempo. Apesar das atualizações, a correia dentada e a válvula EGR são as peças
que mais dão problema na picape.
problemas mecânicos constantes são a principal crítica da maioria dos
motoristas que experimentou dirigir ou já teve o Volkswagen Amarok por um
tempo. Apesar das atualizações, a correia dentada e a válvula EGR são as peças
que mais dão problema na picape.
A
VW atualizou a correia dentada, que costumava se romper por causa do excesso de
poeira. Como se trata de um carro para rodar em estradas difíceis e não apenas
no asfalto, foi preciso apostar no EDK, que evita que a correia fique cheia de
poeira.
VW atualizou a correia dentada, que costumava se romper por causa do excesso de
poeira. Como se trata de um carro para rodar em estradas difíceis e não apenas
no asfalto, foi preciso apostar no EDK, que evita que a correia fique cheia de
poeira.
Média
de consumo
de consumo
A
média de consumo da Amarok depende de seu uso e do modelo escolhido. Na cidade,
as versões com motor 2.0 ficam na média de 8,5 Km/litro, quando usado o diesel
como combustível. Já as versões com motor 3.0, consomem um pouco menos, ficando
na média de 8,4 Km/litro.
média de consumo da Amarok depende de seu uso e do modelo escolhido. Na cidade,
as versões com motor 2.0 ficam na média de 8,5 Km/litro, quando usado o diesel
como combustível. Já as versões com motor 3.0, consomem um pouco menos, ficando
na média de 8,4 Km/litro.
Na
estrada, os valores aumentam um pouco. As picapes equipadas com motor 2.0 rodam
9,2 a 9,3 Km/litro, enquanto que as que possuem o motor mais potente (3.0),
ficam na média dos 8,8 Km/litro. Também foi considerado o diesel como o
combustível utilizado para os testes.
estrada, os valores aumentam um pouco. As picapes equipadas com motor 2.0 rodam
9,2 a 9,3 Km/litro, enquanto que as que possuem o motor mais potente (3.0),
ficam na média dos 8,8 Km/litro. Também foi considerado o diesel como o
combustível utilizado para os testes.
Preços
Os
preços das versões 2020 da Amarok são bastante variados, a depender do motor e
dos equipamentos. As mais simples ficam na faixa dos R$ 130 a R$ 150 mil,
enquanto que as mais potentes podem ser encontradas em preços entre R$ 199 e R$
210 mil.
preços das versões 2020 da Amarok são bastante variados, a depender do motor e
dos equipamentos. As mais simples ficam na faixa dos R$ 130 a R$ 150 mil,
enquanto que as mais potentes podem ser encontradas em preços entre R$ 199 e R$
210 mil.
Todos
os valores podem ser conferidos diretamente no site da Volkswagen.
os valores podem ser conferidos diretamente no site da Volkswagen.
Sobre
a revenda, devido aos problemas mecânicos que a picape pode apresentar, é comum
encontrar modelos mais antigos da Amarok com preços abaixo da tabela de
mercado. No entanto, a VW trabalhou para reduzir ao máximo esta situação e
fazer com que a maioria dos proprietários queira permanecer com o veículo.
a revenda, devido aos problemas mecânicos que a picape pode apresentar, é comum
encontrar modelos mais antigos da Amarok com preços abaixo da tabela de
mercado. No entanto, a VW trabalhou para reduzir ao máximo esta situação e
fazer com que a maioria dos proprietários queira permanecer com o veículo.
Depois
de conferir a avaliação da Amarok, você já está pronto para decidir se
deseja ou não ter esta picape em sua garagem. Não deixe de pesquisar os preços
e conferir detalhes sobre cada uma das versões disponibilizadas pela
Volkswagen.
de conferir a avaliação da Amarok, você já está pronto para decidir se
deseja ou não ter esta picape em sua garagem. Não deixe de pesquisar os preços
e conferir detalhes sobre cada uma das versões disponibilizadas pela
Volkswagen.